Nas duas oportunidades em que me formei - em publicidade e jornalismo -, evitei a monografia. Desenvolvi projeto prático como trabalho final para conclusão do curso. O que me exigiu, no máximo, relatórios detalhados além dos projetos.
Equívocos à parte, creio ser um, digamos, simpatizante do espírito científico. Mas a definição de um problema - o big bang de qualquer trabalho desta natureza - sempre me pareceu extremamente difícil. Por isso, escolhi outras vias no passado.
Agora, na pós-graduação de gestão de marcas e identidade corporativa, revela-se improvável repetir o procedimento. A definição de um problema bem que poderia, por si só, metalinguística e tautologicamente, ser o objeto da monografia.
Alguém tem algum problema sobrando por aí? Passe pra cá.
2 comentários:
Tenho aqui uma bela meia dúzia de problemas, probleminhas e problemões. Pode levar.
Bom... o problema geralmente é uma pergunta.
Vc já tem um tema definido?
Segue um roteiro pra ajudar a pensar:
- O que pesquisar?
- Por quê?
- Que utilidade pode ter esse tema?
- Gosto pessoal
- Enriquecerá minha profissão?
- A que fontes posso recorrer para obter informações sobre meu trabalho?
- Tenho alguma experiência prévia sobre o tema?
- Tenho alguma pergunta a ser levantada, uma questão interessante, sobre o tema que poderá ser esclarecida ao longo da pesquisa?
(Minha professora de Metodologia que passou isso.)
Meu problema não foi lá essas coisas...
Aí vai: "O programa “Em Diálogo”, da TV Horizonte, consegue efetivamente produzir um discurso condizente com os objetivos a que se propõe (exposição de opiniões divergentes, de forma eqüitativa e preocupada com o desenvolvimento crítico do telespectador, levando em conta os valores cristãos)?"
Boa sorte! Que a solução desse problema apareça logo!
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