segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Espetáculo filosófico

Cá estava me sentindo uma anta, com o cérebro embotado, sem conseguir concatenar lé com cré pra matar um job, quando encontro essa entrevista da Cláudia Alencar, concedida à revista Veja.

É um alívio em meio a essa correria atroz, renova a gente de esperança, me faz querer acreditar mais em mim mesmo.

A atriz Cláudia Alencar, que interpreta a mãe de um rapaz com o poder de parar o tempo na novela Os Mutantes, da Record, está escrevendo uma peça teatral intitulada À Procura de Deus:
De onde veio a idéia de fazer um espetáculo filosófico?
Sempre tive essa vontade. Quero que seja leve e denso. Vou falar sobre filósofos, antigos e modernos, e questionar a divindade. Afinal, o que é Deus?

O que é Deus?
É ser humano? Acho que não. É uma força que rege tudo.

Você sempre se interessou por filosofia?
Sempre. Li a filosofia hinduísta, que é a mais antiga e deu origem ao cristianismo. O “ama a si próprio como a ti mesmo” vem daí.

Não seria “ama teu próximo como a ti mesmo”?
Isso. Em casa, tive influência indagadora. Meu pai era filósofo e minha mãe, católica. Tenho uma mistura de crenças, tipo um iPod religioso. A espiritualidade é um dos sentidos da vida.

Quais são os outros?
A amorosa reprodução. Quando você gera um filho amorosamente, você se sente Deus, sabe? Você é mãe?

Não.
As pessoas não querem mais ser mãe. Se você for, vai ver. Vai entender o lado divino do ser humano e vai passar para uma segunda dimensão. Os físicos falam isso, não é?

Falam?
É, acho muito poético. Sempre gostei de poesia. Já publiquei três livros. Às vezes, crio uma pérola do tipo “a ansiedade é falta de delicadeza com o andar da natureza”.

8 comentários:

Anônimo disse...

Putoreba, hehehehe.

Anônimo disse...

Eheheheheheheh! Inacreditável!

MegMarques disse...

HUAHUAHAUHAUAHUAHUHA!!!!!!

MegMarques disse...

Adorei, adorei, não consigo parar de rir!

"Às vezes, crio uma pérola". Ela é uma verdadeira ostra!

Anônimo disse...

Eu li isso na Veja, ela está num espaço da revista em geral dedicado a barbaridades e besteiras desse tipo...:) Mas essa foi realmente muito longe, nao sei se de "ti próprio" ou "de mim mesmo"
um abraço,
clara lopez

Rubão disse...

Leo e Sapa: é um amor, não?

Amore: assim você insulta as ostras.

Clara: eu é que vou longe dessa peça.

Beijo a todos,
r

Helena Machado disse...

Nossa, Rubão. Cê tá realmente inspirado pra achar pérolas, né? Nossa Senhora Aparecida, o que é isso? Quem é essa mulher, gente? Vai ver que é porque eu não sou mãe... não compreendi a delicadeza das pérolas, hahahaha. Boa demais.

Helena Machado disse...

Nossa, Rubão. Cê tá realmente inspirado pra achar pérolas, né? Nossa Senhora Aparecida, o que é isso? Quem é essa mulher, gente? Vai ver que é porque eu não sou mãe... não compreendi a delicadeza das pérolas, hahahaha. Boa demais.