sexta-feira, 5 de junho de 2009

A pia

No vaso sanitário, lugar de reflexões profundas, meu olhar encontrou estranhamento.

Imagino que de vez em quando isso acontece com as pessoas: você, acostumado dia e noite a uma coisa, um objeto ou cenário copiosa e cotidianamente sempre à vista, se pega de repente tendo indagações que brotam de um olhar, agora, diferente.

Pois lá eu estava em minhas bioobrigações quando me descubro enfeitiçado pela pia. Sim, a pia.

Não era uma dessas pias chiques que a gente vê nos catálogos modernos e nos projetos de revista de arquitetura e decoração. Não. Era apenas uma a mais, sem maiores encantos ou adornos. Uma pia comum, ordinária; vulgar até.

Consistia em uma plataforma que suspeito granítica, um bojo, uma torneira. Mas, veja: o granito está assentado sobre duas hastes de metal, de cerca de 30 cm cada, que o tempo e a umidade se incumbiram de enferrujar. Estão fixadas na parede. Como fizeram para colocar lá? Ora, não deve ser difícil; dá pra conjeturar métodos e práticas sem esforço.

Mas, pensei, com certo desânimo, que fosse eu o encarregado de executar este serviço relativamente simples, que deve ser assentar uma pia, não o saberia; talvez, nem por onde começar. E, olhe: o suporte de pedra também é colado na parede. Como? O que usaram? Qual a mistura, a argamassa fixadora?

E, então, da pia meu assombro se dirigiu aos metais. Os canos de formatos variados, as conexões, o tubo - que lembra mais um canalete embutido para fiações elétricas - trazendo miraculosamente a água de misteriosas paragens até o encontro de minhas mãos... quanto trabalho, quanta técnica, quanto labor num mero dispositivo hidráulico. E os azulejos? Me dei conta, talvez pela primeira vez, de que devem ser colocados nas paredes no sentido de cima para baixo, não de baixo para cima. Não teria pensado nisso; me pareceria natural iniciar o assentamento pelos níveis que alcanço.

Enfim. Não posso dizer que espero seu perdão por tantas trivialidades. Mas, entenda, por favor, que a vida - freqüentemente, por sinal - é um espanto para os ignorantes.

3 comentários:

MegMarques disse...

Isso tudo no banheiro lá de casa???
A pia filosofal dando pinta e eu nem nunca lembro de reparar nela...

Rubão disse...

Não, amore. Sua pia é chique. Foi aqui no trabalho.

Ana disse...

Na verdade vc está correto, coloca-se preferencialmente os azulejos de baixo pra cima mesmo! pra que fiquem alinhados sem o desfavor da força da gravidade!