terça-feira, 22 de julho de 2008

Rio, parte 1

Dizer que fui ao Rio atendendo a pedidos seria pouco. Eu gosto de aventura, embora enforcar a tarde de sexta para sair de BH em direção à capital fluminense não seja algo que possa ser considerado propriamente como uma aventura. Fato é que foi totalmente de improviso, sem aviso, sem planejamento. E, nas melhores condições ou não, peguei o Black Pearl e fui navegar pela zero-quarenta rumo aos mares do sul.

Saí daqui às três. À altura de Juiz de Fora, o sol se pôs. E cedeu seu lugar no céu a uma lua flamejante.

Realmente gosto de viajar, é pena que não o faça com freqüência. Essa viagem brotou de um impulso, saiu de rompante, e é curioso perceber que, às vezes, quando a gente racionaliza demais, pensa demais, planeja demais - faz nada; não sai do lugar. Nunca é a melhor hora, não há dinheiro suficiente, o ânimo e a ocasião são inapropriados ou incompatíveis.

Cruzei os três pedágios sem surpresa. Antes de partir, em rápida pesquisa prévia na internet, soube que eram três os maleditos, todos próximos. Entre um e outro, parei para um café e um pão-de-queijo; mais à frente, reabasteci. Já era noite formada.

O relógio marcava 8h30 quando peguei engarrafamento na Linha vermelha. Um pouco apreensivo, temia perder alguma placa que me conduzisse ao Flamengo. Troquei a ansiedade de chegar pela atenção redobrada à sinalização e aos motoqueiros mal-humorados.

Mas eu estava próximo, naquele instante, de chegar. E finalmente reecontrar quem me fizera estar ali, naquela cidade, para mim, desconhecida. O Rio de Janeiro se mostraria inóspito ou amigo?

Não importa. Seria pouco dizer que viajei atendendo a pedidos.

Muito, que havia uma mulher.

5 comentários:

MegMarques disse...

Amore, amei vc ter atendido ao convite/pedido! Adorei conhecer o Rio ao seu lado!

Anônimo disse...

Conte logo os próximos capítulos...

Ah! Ju tá vindo no finde. Comemoraremos seu níver!!!

Abração!!!

Anônimo disse...

Rubão,
"realmente gosto de viajar, é pena que NÃO o faça com freqüência'...
Não acha que seria mais correto dizer: é pena que o faça com freqüência?
A.None Moh

Rubão disse...

Ok, mas aí não seria necessário qualificar "freqüência"? Para que a frase fizesse sentido. Cercar o substantivo de adjetivos como "pouca", "baixa", etc., correto?
Abraço,
r

Anônimo disse...

tá no Aurélio:
freqüência - repetição amiudada de fatos ou acontecimentos; reiteração.
Daí que não vejo necessidade de quantificar (ou qualificar, como queira) essa freqüência.
A.None Moh