sexta-feira, 4 de julho de 2008

É de lá, ó pá

Nesta atual quadra da vida, tendo o interesse - digamos assim, aflorado - por Portugal e pelas demais belezas oriundas da terrinha, segue a dica do blog Sob o Céu de Lisboa:

Estreou na última quinta-feira no Brasil um dos melhores filmes portugueses desde que vivo por cá. A comédia Dot.com mostra o Portugal profundo com muita irreverência e bom humor, ao contar a história de uma aldeia cujo site – mantido por um engenheiro vindo da cidade grande mas ignorado por toda a comunidade – leva o nome de uma marca de água espanhola que ameaça um processo caso não seja retirado da net. É o suficiente para aflorar o nacionalismo de toda a população (ou seja, os cerca de 30 habitantes, entre os quais um “presidente da câmara” brasileiro), e transformar-se numa guerra diplomática contra a “Vizinha Espanha”.

Pela temática e pelo descontrolo da situação, Dot.com lembra um pouco Saneamento Básico: O Filme, que vi quando estive de férias no Brasil. Sem deixar de ser leve e delicioso, reflete alguns dos maiores problemas portugueses, como o envelhecimento da população e a desertificação do interior. Mostra também a disputa eterna com Espanha. A rivalidade entre os dois países lembra a existente entre o Brasil e a Argentina, com Portugal a preocupar-se muito mais em “discutir a relação” do que o seu único vizinho. A contenda por Olivença – uma cidade historicamente portuguesa que desde o século XIX está sob o domínio espanhol – é apenas o ponto mais evidente do conflito, que pode ser aflorado por algo tão banal como um site ignorado.

Nenhum comentário: