quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Paixões

Recebi, da doutora, Romeu e Julieta.

 

Há um par de luas, ela se indignou ao saber que eu nunca havia lido por inteiro nem uma única peça do bardo.

 

E então, hoje, a me esperar em uma livraria da UFMG para almoçarmos - comida, não livros - me presenteou com a famosa lovistori de Verona.

 

Menos pela indignação com minha lacuna cultural do que pelo seu carinho que transborda, seu  bem-querer diário e contagiante, desconfio.

 

Mal perde por esperar, a doutora. Meus lábios peregrinos hão de profanar cada polegada sacra daquele corpo.

 

Pensando o quê? Sou displicente, pero concupiscente.

 

Ignorante, pero cumpridor.

 

 

* * *

 

Almoçamos, depois, num self-service na praça de serviços. Imagine, porém, como me lembrei há pouco, a metáfora já um tanto quanto gasta de se alimentar de livros.

 

- O que você vai comer hoje?

- Uma saladinha de Borges e a peixada à Saramago. 

- De entrada, nada?

- Um Verissimo, talvez. Para degustação. 

- Leve, né? Eu tô com fome. Feijoada à João do Rio e, quem sabe, alguma massa italiana.

- Calvino?

- Pode ser. Algo de sobremesa?

- Acho que vou de Proust.

- Proust! Não é muito pesado?

- Só algumas madeleines.

Nenhum comentário: