segunda-feira, 3 de março de 2008

A vida cor-de-rosa

Nelson Rodrigues dizia que “o grande ator” não pensa. Aliás, que não deveria pensar, emitir opiniões, juízos, etc. Deveria viver apenas para a vocação. Pensar no teatro, respirar teatro, tomar banho com o teatro.

Ele defendia a tese de que bastava o grande ator desocupar-se dos palcos para a realidade que - pronto - lá estava o sujeito a dizer as mais surpreendentes barbaridades. Sobretudo nos anos de chumbo, onde a massa teatral brasileira tinha atrações fatais e irresistíveis pela intelectualização política. Tudo o que o reacionário era contra: para Nelson, repita-se, atores, autores, diretores tinham que se preocupar exclusivamente com a montagem da peça, a qualidade do roteiro, o aplauso ou o apupo - a César o que é de César, ao teatro o que é do teatro.

Pois bem. Chego ao trabalho, manhã de segunda-feira cinzenta. Entro na rede para me inteirar do que acontece no mundo. Então, em certo portal de notícias, uma manchete desponta: “Vencedora do Oscar acredita em conspiração dos EUA no 11/9 - Atriz duvida ainda de que homem foi à Lua: 'Mentiram sobre muitas coisas'”.

Não vi o filme, que me foi bem recomendado. Imagino que deva ser atriz promissora, de dotes e recursos, a nossa bela Mademoiselle Cotillard. Tão jovem e já abiscoitando a estatueta famosa. Mas, eis a nota. Aspas:

A francesa Marion Cotillard, vencedora do Oscar de melhor atriz na semana passada pelo filme "Piaf - um hino ao amor", afirmou que tem dúvidas sobre a versão oficial dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

"Eu acho que mentiram para nós sobre muitas coisas", declarou ela em um programa de TV exibido no ano passado, que ressurgiu na internet. "Eu tenho a tendência a acreditar em uma teoria conspiratória)", acrescentou.

"Nós já vimos outras torres também sendo atingidas por aviões. Elas queimaram? Houve uma torre, acredito na Espanha, que queimou por 24 horas. E nunca desabou. Nenhuma dessas torrres desabou. E em Nova York, em poucos minutos, a coisa toda desabou", disse.

(...)Ela também duvida de que o homem tenha chegado à Lua. "Ele realmente caminhou na Lua? Eu vi alguns documentários a respeito. Isso, realmente, eu questiono. Em todo caso eu não acredito em tudo o que as pessoas dizem".

Discordar de que jeito? É de fato quase impossível acreditar no que dizem as pessoas.

Nenhum comentário: