quinta-feira, 6 de março de 2008

"Falou"

De repente, a gente se pega notando certas palavras. Neste caso, expressão. Na saída do trabalho, passei pelo porteiro e o cumprimentei. “Falooou”, eu disse. Ele: “Falou”.

Quando foi que “Falou” se tornou o desfecho mais popular das nossas despedidas? Certamente não o era quando eu era menino. Em pequeno, a gente dizia “tchau”, "baibai" ou “até” e suas variações, como “até logo”, “até mais”, “ até mais ver” - até o singelo “inté”. (Digressão ligeira: de alguma maneira, meus pais devem ter me ensinado que, dos nenês, só se despede “fazendo teté”, sua mão rente ao rosto e flexionando os dedos, aquela coisa de “Dá teté pro Rubão? Dá?” e, mesmo hoje, não consigo dizer adeus a nenhum bebê se não for desse jeito, o que já me fez receber olhares de adultos com sérias dúvidas sobre minha estabilidade mental.)

Mas “Falou”, a gente nunca falou. A coisa hoje ficou tão substantivada que é comum, ao telefone, dizer: - “Então, falou procê”. De uma hora para outra, um verbo virou nome bem debaixo do meu nariz, literalmente. A verdade é que nem sempre a gente pára pra reparar no que anda saindo da própria boca.

Fiquei encafifando nisso enquanto ia pro estacionamento e uma hipótese de origem me ocorreu. Seria o encurtamento de “Falou, tá falado”, essa deglutição voraz de tudo o que for longo e der trabalho para dizer, tão comum a nós, mineiros? Sei não.

O que sei é que são dez pras duas da matina. Eu tô com um sono danado e, fosse responsável, já deveria estar na cama. Passo a chave pra fechar o post, mas sem manejar a expressão que vocês talvez esperassem que eu dissesse.

Dêem teté pro Rubão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Hahaha! Achei ótimo o texto! Eu vivo fazendo isso... Embora eu não fale "falou", fico intrigada com essa e várias outras expressões. Esse mineirês é muito preguiçoso! Cê já reparou que a gente fala assim: "Quis minino bunito". A gente põe plural no "que"!!!!!! E não pluraliza nem o substantivo nem o adjetivo! Tudo bem que é na linguagem informal, mas mesmo assim! Inté!!!

Rubão disse...

Poisé. Que nem "Quisirmã bacana que tenho". A começar por você! Bj, inté!

Anônimo disse...

A.Miguez disse:
-"Falou!"