quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

It's raining again

Daqui a pouco, estaremos como Santa Catarina. Tem cidade mineira que está se transformando numa espécie de Veneza de barro. Aliás, hedionda aquela história dos milicos surrupiando os donativos para os desabrigados, não? 

Como se fosse ironia de menos, logo depois veio a notícia de que uma das vítimas das enchentes devolveu 20 mil pratas encontradas no bolso de um casaco doado. Mais não sei porque não li. Mas, na boa: nessas circunstâncias, será que eu devolveria?

Desabamento em encostas, flagelo nas áreas de risco, etc. O curioso é a falta de novidade. Todo ano é a mesma coisa, a mesma incúria por parte - por parte de quem mesmo? Certamente que a ausência de condições mínimas de infra-estrutura urbana, sanitária e habitacional recai sobre os ombros das autoridades públicas responsáveis. Afinal, como todo mundo sabe, no Brasil a gente paga imposto é pra isso. Mas será que certas tragédias ainda assim poderiam ser evitadas?Esses dias, um trecho da moderníssima Linha Verde, obra viária recém-incluída e tão cara ao nosso governador, virou um riacho. Mesmo com uma eventual e possível falha no conjunto urbanístico local ou na execução do empreendimento, e quando chegar o dia em que a natureza resolver embirrar de verdade? A cada verão tentamos mitigar os efeitos das chuvas em detrimento da prevenção. Mas teríamos condições de realmente nos precaver? 

Calcemos nossas galochas. 

Nenhum comentário: