segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O indisciplinado

Cabei duas leituras ontem.

Cabeças de Planilha, do Luís Nassif. O livro esmiuça a oportunidade perdida de desenvolvimento do país durante o período de implantação do Real. Traça um paralelo histórico com a Política de Encilhamento, do Rui Barbosa. E mostra os grupos que, em ambos os períodos, lucraram no jogo financeiro exatamente por comandarem as suas regras.

É interessante, mas não sei se recomendaria o livro a quem não é entendido de offshore, superávit primário e taxa Selic. Quando o Nassif adentra nos detalhes técnicos, a compreensão dos analfabetos econômicos - como eu - é pobre.

Para espairecer, O Rei da Noite, de João Ubaldo Ribeiro. Pequena seleta de crônicas publicadas nos jornais. Apesar de nos últimos anos achar que o pensamento político dele difere cada vez mais do meu, sempre fui com a cara do itaparicano. E como sou baiano de Teófilo Otoni-MG, não sei, vai ver é corporativismo.

Ainda restam alguns livros que comecei, encontram-se na cabeceira e por enquanto não retornarão às estantes : A voz do fogo, O berro impresso das manchetes, a biografia de Mauá. A eles, juntar-se-ão (eita!) hoje pelo menos outros dois, que o dever profissional me leva a dar preferência na fila.

Essa desordem simultânea, essa falta de método e disciplina - em vez de pegar um livro só e levar a leitura ao fim antes de partir pra outra - já faz suas vítimas. Meg começa a acumular uma pilhinha de livros do lado dela da cama.

Que fazer? Passarinha que anda com morcego dorme - e lê - de cabeça pra baixo.

Um comentário:

MegMarques disse...

É que ao meu lado, na cama, tem sempre muitas coisas interessantes...
:)