quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Festival da Carne

Sim, é o que se pode dizer do meu carnaval na casa da sogrinha e do sogrão. Mas nada do que a sua mente maldosa poderia talvez maquinar. 

Aconteceu que churrasqueamos por três dias consecutivos, períodos apenas interrompidos por desjejuns, almoços e as consequentes sessões de siestas - eis que somos de carne, não de ferro - não custa recordar. 

Mas, dizia, tratou-se de fato de um Festival da Carne, tendo por comandante de churrasqueira este humilde servo. Imprescindível dizer que para o êxito do empreendimento pude contar com o providencial auxílio de Chico Cunhado, da doce e expedita sogrinha e, claro, da excelente Doutora. 

Nem tudo foram flores. Houve momentos de tensão e gotas de suor frio - como no primeiro dia. A despeito do arsenal de técnicas passadas pelo pai, levei uns bons 50 minutos para acender a churrasqueira virgem; e, nesses instantes de mudo desespero que pareciam eternos, meu nervosismo aumentava ainda mais sob o olhar e o silêncio vigilantes do querido sogrinho, que, a dado momento, cansado de esperar que minhas tentativas de fazer fogo obtivessem sucesso, deixou o recinto, provavelmente decidindo se seria melhor esquentar a janta no microondas ou tirar um cochilo.

No entanto, as dificuldades iniciais foram superadas e acho que melhorei um pouco ao longo dos dias (como sabemos, em assuntos que envolvem carne, a prática leva à perfeição). Fiquei mais ágil na esgrima dos espetos, no tempero das peças, no tempo certo da carne sobre a brasa. E, se não houve tanta variedade e nobreza de cortes que caracterizam um churrasco suntuoso, não faltaram animação e bom humor neste que foi um ambiente de agradável convívio, no qual todos - sogro, sogrinha, cunhado e namorada, Doc and the little angels - assim espero, tenham saboreado.

E agora? Agora, a conclusão razoável a que chego após cuidadosa análise dos fatos, a essa altura acredito já ter sido nomeado (ainda que extra-oficialmente) Churrasqueiro-Em-Chefe da Família Marques! - Pronto para a ação em festas, aniversários, batizados e eventos em geral que porventura requeiram os escassos - porém denodados - préstimos de um homem de faca, carne e carvão.

4 comentários:

Anônimo disse...

De (s)Ogro e (s)Ogrinha:
Declaramos para os devidos efeitos a quem possa interessar que Rubão é churrasqueiro excelentíssimo e nomeado por mérito índiscutível titular do cargo de churrasqueiro-mor da Família Marques.

Foi ótimo termos vocês todos connosco neste Carnaval

Rubão disse...

Ora, ora! Que prazer em tê-los por estas bandas! Mas não se preocupem: sempre que houver oportunidade, prometo fazer o possível para estar à altura da honraria concedida.
Quanto ao carnaval, insisto, eu é que agradeço a excelente acolhida.
Voltem sempre!
r

Anônimo disse...

Prezado Genrinho
Sempre leio o seu blog e posts, mas só hoje me atrevi a colocar um. Francisquinho também.
Você era lido e não sabia?!
Abraços da
Sogra

Rubão disse...

Ora, o enrubescido aqui agradece.
Abraços calorosos a todos,
r