segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ressaca eleitoral

Fiquei feliz de ver que deu Dilma em Serro e Teófilo Otoni. :)

* * *

Convém avaliar direitinho o grau de votos de Marina. O quanto é parcela de quem buscava realmente uma terceira via, o quanto é de gente que mudou o voto por questões religiosas e/ou influenciado por campanhas de desinformação. Minha caixa postal já recebeu emails como "Dilma disse que nem JCristo lhe tira a vitória" e correlatos.

Seja o que for que passa pela cabeça dos evangélicos, vale atentar para o perigo do maniqueísmo. Os marqueteiros do PSDB já vão posicionar o Coiso como "Serra do bem".

Tomara que o 2º turno não caia no clássico embate Ateus racionalistas x Arautos do Senhor. Lembra demais aquela cena de Contato, do Carl Sagan, no qual a Dra. Arroway perde para Drumlin a chance de ser enviada na máquina espacial porque foi honesta a respeito de suas convicções religiosas.

Sei lá no quê os candidatos à presidência acreditam, mas me preocupo com o que os fanáticos do eleitorado professam.

A batalha nas urnas não pode se polarizar entre "Serra do bem" e, por uma capciosa ilação, "Dilma do Mal". O mundo é cinza: mais que um farisaísmo, prato cheio para oportunistas, o falso dilema seria um desserviço à nossa democracia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nestas eleições, fui verde por opção. Verde fanático, que eu conheça, só o Hulk.Como você disse, procurava a terceira via; nesse quesito, Marina Silva é a grata surpresa. Deu seu recado direitinho.
E agora? Dio mio, que faço? Quando você tinha 5 anos e o PT foi fundado, vi com bons olhos seu surgimento. Afinal, um partido 'dos trabalhadores' era uma esperança na política brasileira. Trabalhador, na concepção mais pura deste eleitor, é um cidadão que luta, e muito, para com seu suor, defender o pão de cada dia. É honesto, temente a Deus e a justiça dos homens.
Só que foi tomado de assalto (o termo é bem adequado) pelos oportunistas de plantão, que nele ingressaram ao vislumbrar a oportunidade de poder. Daí o tamanho de minha decepção. Também porque acho salutar a alternância de poder (continuo na velha e boa ortografia anterior ao acordo), não quis - não quero - sufragar o nome de Dilma. PSDB? Das velhas práticas? Dos 8 anos que os bancários do BB sofreram no governo FHC? Deus me livre! Estou frente a frente com a Esfinge. Decifra-me, ou devoro-te.
Saudações eleitorais,
A.None Moh

Rubão disse...

Pô, escrevi uma resposta que deu tilt no blogger e não foi publicada. Volto depois ao tema quando for possível.

Saudações democráticas,
r

Unknown disse...

A Marina antes de tudo é uma traidora.
Não vamos negar que o PT mudou sua ideologia política, mas uma coisa tenho certeza, nunca haverá um partido com os princípios do PT.
Tenho medo, muito medo de um dia o Serra ganhar em segundo turno.
Para mim essa terceira via, deixou o país a beira de um buraco, e Marina é tão responsável por isso, que ela deveria se envergonhar, porque ela sabe o que é PSDB. Mas por outro lado vejo uma traidora com seus pseudo-intelectuais, convinientes com pensar superficial como os discursos da Marina.