terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nada disso é surpresa

Vez em quando sonho que alguém me chama à razão, dizendo que exagero. Que esse negócio de imprensa mancomunada é teoria da conspiração, que só aqui mesmo no Brasil para inventarem uma coisa dessas, somos mesmo muito subdesenvolvidos, ora essa, Veja, Época, Folha, Estadão, JN, Grupo Abril e Organizações Globo, enfim, e seus mervais, miriamleitões, alexandresgarcias, waldvogels, jabores são o que temos de melhor no jornalismo, as boas cabeças do país, a fina flor da intelectualidade e do bem.

Aí encontro no Luis Nassif o artigo do Paul Krugman, publicado no New York Times, falando exatamente sobre o quê?

As questionáveis relações da mídia americana com o Partido Republicano e o movimento conservador em geral.

O mesmo Paul Krugman, que, segundo li, é reproduzido religiosamente todas as semanas no Estadão. Só que, curiosamente, esta semana não o foi.

O Estadão assumiu o Serra, como sabemos. Antes tarde. Mas, quer dizer que, quando o tradicional articulista é conveniente, a gente publica. Quando não, a gente omite.

Isso é que é jornalismo. Que contribuição para o pensamento crítico dos leitores.

Ah, a credibilidade do PIG tem a solidez éolica dos pastéis.

Bom, segue trecho de uma tradução aproximada. Grifos são meus:

"Todo grande candidato à nominacao presidencial que nao está presentemente em cargo politico e nao tem nome de Mitt Rommey é agora um contribuidor da Fox News. Agora, donos dos media tem frequentemente promovido as carreiras e campanhas de politicos que eles acham que servem a seus interesses. Mas diretamente escrever cheques para favoritos politicos abre um novo nível de descaramento.

É indiscutível que isso não deveria ser surpresa. Conservadorismo americano moderno é, em grande parte, um movimento que toma forma através de milionários e suas contas bancárias, e salarios assegurados para os fiéis ideologicos sao uma importante parte do sistema. Cientistas dispostos a negar a existencia de mudancas climaticas por razao de atividade humana, economistas dispostos a declarar que corte de impostos para os ricos sao essenciais ao crescimento, pensadores estrategicos dispostos a proporcionar razões para guerras escolhidas a dedo, advogados dispostos a proporcionar defesas à tortura, tudo conta em suporte de uma rede de organizacoes que podem parecer independentes na superficie, mas sao emplamente financiadas por um punhadinho de familias ultra ricas."


Enfim, essa é a surpresa zero. Assim como no Brasil, não se trata só de ideologia ou preconceito das elites contra candidatos e governos trabalhistas. O caroço da questã são os privilégios.

It´s also about business, dude.

Um comentário:

Bruno Perpetuo disse...

Muito bom, Rubão. "A melhor propaganda do diabo é fazer que ninguém acredite nele".

Abs