sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Não sou petista

Não sou petista. Não tenho nem nunca tive carteirinha do PT ou de qualquer outro partido. Não sinto obrigação nem tenho procuração ou salva-conduto para defender a reputação de qualquer membro do PT.

No entanto, assumo publicamente meu voto em Dilma, me coloco como pedra para sua administração (caso ela ganhe) e como vidraça perante os cidadãos que discordam das minhas inclinações políticas.

Por que digo isso? Porque é divertido escutar a todo momento alguém te chamar de petista só porque você vota na D. Dilma.

Já está tão difundido e consagrado pela prática que chamar alguém ou algo de "petista" tem um tom de desqualificação a priori.

Na boca de muitos, escapa como uma depreciação velada. Na de outros, saliva como um verdadeiro xingamento.

Como na piada elitista do pior dos mundos possíveis: ser preto, pobre, veado, aleijado e petista.
( de vez em quando, "atleticano" fecha esse rol de predicados).

Pois, se você é um cara que se preocupa com a democratização da renda, terra ou palavra no Brasil, você é "petista".

Se você acha que o Bolsa Família é um programa interessante, é "petista".

Se você é contra a privatização da Petrobrás, Caixa e BB - sinto muito, amigo, você é "petista".

É uma tentativa retórica de desqualificação do interlocutor por meio de um preconceito, não?

Que tal então começarmos a chamar os outros de "péssedebistas"?

3 comentários:

Anônimo disse...

Também não sou petista. Sempre fui 'peitista'. Nos seus diversos tamanhos e formatos. Sempre olhando para o alto, de preferência.
A.None Moh

Rubão disse...

Opa, aí dá até prazer fazer corpo a corpo eleitoral.

A. None, A. None. Somos uns infames.

Bruno Perpetuo disse...

Rubão, A ironia não é essa apenas, muitas das melhores pessoas que conheci são ou foram petistas, rs... Como o mundo dá voltas, não?
Abs desse ex-petista...