terça-feira, 7 de julho de 2009

Para meu secto

Seguramente diria que meu interesse no tuíter será (será, visto que ainda não é) de ordem profissional.

Tipo, uma ferramenta para atingir um fim. Quando e se houver um cliente que demande algum tipo de promoção, divulgação e sei-lá-o-quê que se enquadram convenientemente no formato do microblog, belê. Ou pra não ficar de fora da onda - Mara!

Embora não entenda por completo como funciona o treco, creio existirem também utilidades jornalísticas diversas. Mesmo alguns telejornais e profissionais independentes já o exploram, salvo engano.

Enganos salvos então, não vejo como o tuíter pode se encaixar em minha vida. Sobretudo quando me deparo com briguinhas como essa.

Ah, vaidades. Quem não as tem?

Claro que percebo que, quanto mais seguidores o cabra tiver, mais o cabra começa a ter chance de explorar comercialmente sua fama e fazer din-din.

Ou seja, isso não é pra mim. Quem há de me seguir?

Ninguém em bom juízo, assevero. É bíblica a advertência: se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco.

/ / /

Sinto às vezes que não falamos de uma ferramenta de comunicação. O tuíter soa como uma coisa tão-tão-tão disputinha para ver quem é mais popular, de gabolice de ginásio. Pior, de high school.

Essa história de transmutar a vida em números é meio traçoeira. Tipo a quantidade de "amigos" que a pessoa conserva no orkut. O número de garotas que já comeu. De caras para quem já deu. É um pouco triste.

Para os egos superdesenvolvidos, o tuíter me parece um termômetro a mais.

Enfim. Nem sempre a vaidade é confessável, mas escondê-la totalmente é impossível.

Ela deixa um rastro fácil de ser seguido.

6 comentários:

Tina Lopes disse...

Tuíta, Rubão! Essa briguinha aí é chata e quem tá lá não quer saber. Aliás, sobre o uso comercial, da minha parte pelo menos, já aviso: não dá muito certo não. Twitter é conversê, diversão, distração, informação (até a morte do MJ saiu antes lá). Enfim. Pelo menos pra tuitar com o Silvio Luiz durante algum jogo. ;)

Letícia Silviano disse...

Também não aderi ainda, Rubão. E também não sei se vou aderir, levando em consideração que aderi ao Orkut (que é bem mais antigo) só recentemente, há cerca de 2 meses. Também especulei sobre o uso comercial e as repostas foram mesmo de que não dá muito certo, o negócio é bom para "zuação" e informação mesmo. Aparentemente, não existe informação em excesso para a sociedade contemporânea...hehe.

Bjos.

Rubão disse...

Ok, captei: não é pra levar tanto a sério.

Hahaha! Tina, não sabia que você era fluente em egípcio antigo.

E agradeço demais a preferência, que mui me honra; mas, por enquanto, a tecno-anta aqui continuará escondido debaixo do divã.

Lets, eu pensava ter sido o último da turma a entrar no orkut. Mas o perfil nada tem; nao tenho paciencia: só uso aquilo quando preciso entrar em contato com os distantes.

Bruno, o pai do Marco disse...

Rubão,

Certo, pero no mucho... Como sabes, eu fico relativamente por dentro destas coisas por causa da minha consorte. Por isso, posso afirmar sem erro que toda mídia social será válida ou não dependendo de qual for o objetivo do usuário.

Quer fazer "din-din"? Primeira dica: amigo de verdade é real, rede social é para contato e negócios. A não ser que você queira ficar disputando popularidade, recebendo piadas, correntes, mulher pelada e textos do "Jabor" e do "Veríssimo".

Quer separar os mundos? Crie avatares diferentes para cada um deles, com diferentes informações que dizem respeito apenas àquele público.

Nos 6 anos de Orkut "ganhei" bons conhecidos (inclusive minha mulher, rs), mas também ganhei dinheiro. E nos quase 2 anos de Twitter, tenho conseguido bons negócios também, rs.

Difícil não é fazer negócio, ou evitar a enxurrada de bobagens. Difícil é fazer com que um não atrapalhe o outro ou ofusque o julgamento do que pode ou não ser útil.

Abração.

PS: Desculpe o testamento, rs

Rubão disse...

Não, foi esclarecedor. Mas no soy contra as redes sociais. Sou contra pavões - não tolero concorrência.

Agora, o tuíter já tem 2 anos? Onde estive?

E meu querido Marco? Dona Ruiva? Como vão? A barriga dela já conseguiu ultrapassar a sua?

Saudades, amigo.

o estranho disse...

Hehehe... O Marco está ótimo, graças a Deus. Final de setembro ele pinta por aqui.

TWT em pouco mais de 2 anos, eu acho. A gente (a gente, leia-se a Ruiva, que, por sinal, está ótima também) começou a ter contato desde o final de 2007. Segue algumas informações sobre o bruto: http://bit.ly/rt4D5

Barriga dela enorme e quase chegando na minha, rs.

Saudades sempre.
Abs