sexta-feira, 17 de julho de 2009

Meu ídalo II

Aliás, tem um trecho com um argumento do Carl que acho, simplesmente por não haver em todo o cosmos um termo melhor, batata.

Discorre ele sobre experiências religiosas que as pessoas dizem ter vivido:

"...Uma coisa que me vem à mente é como é impressionante que, quando alguém tem uma experiência religiosa que provoca sua conversão, é sempre para a religião ou para uma das religiões mais comuns em sua própria comunidade.

Por exemplo, é muito raro no Ocidente que alguém tenha uma experiência religiosa que leve à conversão para uma religião em que a principal divindade tenha cabeça de elefante e seja pintada de azul. Raro mesmo. Mas na Índia existe um deus azul de cabeça de elefante que tem muitos devotos. E não é tão raro assim ver imagens desse deus. Como é possível que a aparição de deuses-elefantes se restrinja à Índia e só aconteça em lugares onde haja forte tradição indiana? Por que as aparições da Virgem Maria são comuns no Ocidente, mas raramente ocorrem em lugares do Oriente onde não há uma tradição cristã pronunciada? Por que os detalhes da crença religiosa não ultrapassam as barreiras culturais?"


7 comentários:

MegMarques disse...

Ei amor, tá convertido ao ateísmo?
Finalmente!

Rubão disse...

Ao ceticismo, talvez.

Anônimo disse...

Esses questionamentos do Carl Sagan - sobre religiões - são, no mínimo, instigantes.
A.None Moh

Bruno, o pai do Marco disse...

Rubão, você é deísta! rs... E, se vai a fundo nessa história, sugiro Schoppenhauer, Santo Agostinho, Voltaire e Nietzsche. Não desmerecendo o valioso Sagan, mas ele foi beeeeem pouco reflexivo e mais "inflexivo" (rs) que outros muitos legais que estão por aí.
Mas, mesmo assim, interessante a nova onda, rs
Abs

Ms. T. Rios disse...

Sagan é sensacional, mas quem arrasa mesmo em matéria de religião é J.C. (Joseph Campbell, o mitólogo, claaaro.) Já leu ? Se ainda não, dá uma chance a ele. Acho que cê ia gostar.

Rubão disse...

Instiga sim, pai.

Afemaria, Bruno. Que listinha cê foi me arrumar, hein. De Santo Agostinho e Nietzche nada li, dos outros quase nada. Pô, haja tempo.

Cyn, valeu a dica. Vou procurar saber.

Agora, entrevejo a possibilidade de meu gosto permanecer o mesmo quanto ao Sagan. Vou com a cara do simpatia.

Anyway, obrigado a todos pelos toques de leitura. Quando crescer, vou ser sabido como vocês.

Ricardo Chácara disse...

OW, SE QUISER, ESTOU COM TODA A SERIE DO CARL COSMOS...ABRAÇO