sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Pega geral

Os ataques no Rio. Pelo menos a maioria dos meliantes dá à população carioca a chance de abandonar os veículos e as pessoas ainda não estão morrendo carbonizadas. Ainda. O show de horror seria completo.

* * *

Por sincronia, vimos ontem Tropa de Elite 2. Em termos de cinema, é menos azeitado do que o primeiro - superior em trama, atores, apelo dramático. Em termos de sociologia butecal, é mais politizado e, talvez, politizante. Enfim, é um bom filme.

A relação do conteúdo do filme contrapostas às cenas assistidas agora no Rio: a coisa toda é muito complexa e intrincada. Para analisar e sanar, seriam precisos livros e pequenas grandes revoluções.

* * *
Chateado fiquei durante as propagandas e trailers. Veio um comercial da Caixa sobre o dia da consciência negra ou algo assim, com locução de poesia em off, belas imagens de negros com dorsos nus em prais e negras em vários contextos sócios-culturais, etc.

Pois bem. No fim, junto com a legenda "Dia da Consciência Negra", vem um sujeito e diz "Sou Fulano de Tal um dos 14 mil funcionários da Caixa afrodescendentes".

Pombas. Qual o problema de chamar a pessoa de negra? De se assumir negão? Preconceituaram o substantivo negro. Que passa? Não se pode falar que o fulano é negro porque chamar alguém de "negro" pega mal? E pegaria mal por quê?

Como diz vovó, bobajada.

Afrodescendente. Parece até nome de doença. As pessoas cochichando: "Cuidado, ele tem afrodescendência". "Isso pega?"

Se é para ser hipócrita, então daqui em diante terei que chamar minha mãe de afrodescendente, meu pai e minhas irmãs de iberodescendentes e você, quando se referir à minha "etnia", por favor, me chame de SRD.

2 comentários:

Leo disse...

Cadelãããoo!

Rubão disse...

Hahaha! Eu me lembrei disto, ao escrever. Nelson, Nelson.