quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A entrevista de Lula aos blogueiros

Sinal dos (novos) tempos: Lula deu uma coletiva ontem à turma da blogosfera que lhe é simpática. A reação ciumenta e desqualificadora da velha mídia começou ontem mesmo: Dora Kramer, Folha, Reinaldo Azevedo, Serra (para o limpído Serra, Lula é o Pai da Mentira), entre outras damas e cavalheiros notáveis.

Mas a entrevista para blogs - nem todos são de jornalistas - é simbólica, pois representa um pequeno alento de avanço progressista nessa batalha da informação (percepção, na verdade) das pessoas, da agenda política da semana, da conversa nos botecos, dos murmúrios dos becos, da prosa na pausa do cafezinho, da realidade nossa de cada dia.

Porque é preciso ter um contraponto de informação e filtro da realidade antagônico à velha mídia das famílias oligarcas - Marinho, Frias, Mesquita e Civita - até para, dialeticamente, o sujeito poder comparar diferentes pontos-de-vista e formar seu juízo sobre o que acontece no país e no mundo. Para que, gradativamente, a consciência do Zé da Honorina atinja massa crítica e ele seja capaz de pensar por si mesmo.

E você, meu caro, minha cara?

Até agora você só vê GloboNews e Jornal Nacional? Só interpreta a realidade pelas páginas da Folha, do Globo e do Estadão? Só enxerga a vida pela perspectiva de Veja?

Em que mundo você vive?

E, mais importante: em que mundo, em que país e em que democracia você quer viver?

2 comentários:

MegMarques disse...

Tava pensando nisso na hora do almoço: como seria um mundo perfeito?

Pra mim seria um mundo tecnologicamente avançadíssimo, onde ninguém precisaria se dedicar mais do que 3 ou 4 horas diárias ao trabalho. E todos poderiam se dedicar livremente ao lazer e ao ócio.

Rubão disse...

Onde é que eu assino?