segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Batismo de água

Pela primeira vez, Nelson Rodrigues e seus bigodes buliçosos experimentaram o que significa um banho de rio.

Domingo cedo, pintou céu bom. Que tal ir à Aldeia? Vamos. Contudo, caí na besteira de só ter a idéia depois de ter alimentado o bicho. Não deu outra: vomitou dentro do carro. Mas a besteira foi minha. Nelson já deu indícios de que é um cão tranquilo para viajar e que não dará trabalho.

A Aldeia é um condomínio fechado em Brumadinho, a 30 minutos da capital. Serra, mata atlântica, cascatas, sombra e água gelada.

Com 5 meses de idade, achei que havia chegado o momento. Nelson é um labrador. Labrador é assim, ó, com água. Então colocamos o comportamento histórico da raça à prova.

Meg adentrou o leito raso e ele a seguiu. Numa parte onde ele não dava pé, titubeou. Tentou em vão escalar uma pedra. Ou era desistir ou nada. Então o bicho tomou coragem e foi nadando até Meguinha.

A partir daí, pronto. À medida que ia perdendo o medo, arriscava cada vez mais, nadando como se soubesse fazê-lo tal qual gerações de cachorros antes dele.

Uma hora deixou o riacho. Estava elétrico. Voltou para as águas, nadando, bufando e seguindo, ora a mim, ora a Meg. No fim, era um pequeno bólido preto costurando o leito feito agulha.

Meu cão não é mais pagão. Foi bom.

Nelson Rodrigues. Batizado nas águas de Brumadinho, em 28 de novembro de 2010. Por obra do pai, da Meg e do espírito santo dos cachorros. Amém.

Um comentário:

MegMarques disse...

Temos que voltar lá e rápido! Eu também adorei muito o passeio e as meninas estão louquinhas para ir com o Nelson.