domingo, 30 de outubro de 2011

Não tem bonzinho



Estranho mundo, esse.

Não acredito que nenhuma nação tem prerrogativa de interferir em outra, no que tange a questões internas. Prerrogativa moral.

Há,mesmo, controvérsias históricas, por exemplo, da intervenção americana na segunda guerra. Tanto do ponto de vista ideolólogico quanto econômico. Existem dúvidas se Roosevelt realmente sabia ou não da iminência do ataque de Pearl Harbor. E se a intervenção americana na Europa não seria, no fim, um grande negócio.

Eu tenho medo. Serei malicioso: não creio em boas intenções de ninguém, invadindo país nenhum. Não duvido que seja possível tanto quanto acredito que seja muito raro. É preciso um tipo de comoção especial e total.

Subsidiar a ideia de uma policia planetária me parece ou um perigo ou uma utopia conveniente (a quem, caberia perguntar) - ou ambas as coisas juntas.

Logo, logo, alguém, algum grupo se advoga detentor do poder de ditar o que é melhor para o mundo. Segundo, perdão pela falta de versatilidade vernacular, seus próprios ditames.

Democracia e liberdade são as ideias mais estupradoras do século 20 e deste que vivemos.



2 comentários:

Inaie disse...

Rubao, morando no Oriente Medio, tenho la meus proprios conflitos no que diz respeito a soberania e aos direitos de cada pais...

inaier.blogspot.com

Rubão disse...

Olá, Inaie. Uai, se lhe interessar, falemos a respeito - a que conflitos você se refere?