sábado, 15 de outubro de 2011

Meu muro caiu

Condenado por maus construtores, ele teve sua pena executada na última tempestade de terça-feira. Não foi do cadafalso; foi na área do condomínio que chamamos de "a do gás". Agora, tememos pelas chuvas que podem provocar uma avalanche de microproporções no nosso quintal.

Claro que é uma reforma de responsabilidade do condomínio. Por isso mesmo, enquanto a gente se organiza para reconstruir o muro, prevejo gastos e desgastes por aí.

Já um movimento de outra natureza ocupa as ruas da capital da Bélgica, na Ágora Internacional de Bruxelas, a receber indignados de várias nacionalidades que chegam de uma longa marcha, vindo de distintos pontos da Europa. São protestantes contra o poder financeiro, político, militar e midiático. Eis o que dizem a respeito:

"...A sede da revolta europeia contra o sistema financeiro, as oligarquias que conservam o poder em caixas fortes, a impunidade, a democracia sequestrada por um punhado de privilegiados e os grandes grupos de comunicação que pintam a realidade segundo a multinacional a qual pertencem está em Bruxelas. "

A medida que passaram os dias convergiram para Bruxelas indignados da Grã-Bretanha, Grécia, Alemanha, Itália, Irlanda, Noruega, Dinamarca, Suécia, Holanda e Portugal. Os caminhantes chegaram a Bruxelas com um tesouro nas mãos: O Livro dos Povos. Na marcha em direção a Bélgica, os indignados realizaram nas localidades visitadas assembleias populares nas quais recolheram as queixas, ideias e reflexões dos habitantes.

“ninguém ficará surpreso com a universalidade dos problemas recolhidos no Livro dos Povos. Desemprego, corrupção, desperdício do dinheiro público, aumento dos impostos, diminuição dos investimentos em saúde e educação, problemas ambientais. Esses são os problemas do Universo”.

“não somos mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros”.

“nossos sonhos não cabem em vossas urnas”.

Wall Street, Bruxelas, Europa. Eu tinha pensado nos anos 60, mas e se a internet permitir o início de uma reviravolta como o foi com a prensa de Gutemberg?

Enfim, não é só no meu quintal: parece que há outros muros caindo por aí.

Nenhum comentário: