terça-feira, 1 de novembro de 2011

Década

A gente acha que a geopolítica é algo distante e não influi na vida da gente, mas é equívoco pensar assim. Não fosse a queda do World Trade Center, hoje talvez eu estivesse morando em algum lugar da Europa, quiçá Portugal ou Espanha, torcendo para que as autoridades não descobrissem que os papéis que me confeririam o status de imigrante legal têm o obscuro rastro das fraudes e embustes.

Me detenho por um breve instante nestas conjecturas porque faço hoje dez anos de agência. É certo que passará desapercebido entre os colegas, o que me vem a contento: tenho dificuldade com comemorações que não têm razão de ser e que, ainda por cima, eu seja motivo de atenções.

Paradoxal, tendo em vista o ego da pessoa; mas isso não vem ao caso, visto que ainda me sinto indeciso ao pensar na efeméride. Se em tom de alegria ou indiferença, se em tom de depoimento ou de confissão.

Se bem que confissão implicaria penitência.

E o que há de bom nesse exame é isso: apesar de vários pesares, não me sinto culpado, não.

2 comentários:

Leo disse...

Dez anos não são dez dias, já dizia a vizinha. Quando você entrou era até jovem. Congrats.

Rubão disse...

Tanks. Só um reparo: na época eu era jovem, mas ainda hoje continuo novinho.