domingo, 11 de maio de 2008

Mater day

Curioso, como passa o tempo e a pindaíba continua a mesma! Não estou disposto a entrar no papo mercadológico da data, no lado comercial da coisa toda, na absorção cultural meio oca à qual diariamente se vive e na possibilidade de eventualmente capitular nesta batalha entre sua razão e a consciência contra a coalizão comportamentos adquiridos e apelo sentimental.

Mas, enfim, mais um Dia das Mães e, digam o que quiserem - bobeira, alienação, complexo de culpa ou qualquer síndrome aí com nome de grego - todo ano fica a sensação de que ainda não foi possível dar tudo o que se poderia dar à mãe e às outras mães de nossas relações. Retribuição. Mais emocional do que economicamente falando, claro.

Ma vem cá, também não é muito bom fazer feliz alguém que você gosta com um presente bacana? Como se isto pudesse representar a materialização, ainda que parte ínfima, daquele sentimento especial que você nutre?

De qualquer maneira, já dizia o Maria, "cada um dá o que tem". Então foi assim:

À vovó e à tia: a saudação em um telefonema.
Mãe e Terezinha: o abraço e a alegria de compartilhar a mesma mesa e mais um momento juntos.
Às outras: um pensamento terno, um carinho que não se transformou em telefonema, carta, e-mail ou palavras.
À D. Zezinha: o recado de um beijinho.
À namorada: café-da-manhã de padaria e um vasinho de plantinha carnívora (descartei rosas, arranjos florais e ramalhetes que tais: depois que a gerente se queixou das homenagens pasteurizadas que rolam no Dia das Mães, resolvi radicalizar).

Mamães: fica aí então minha admiração e ternura. Aquela semana inteira all inclusive no Resort 5 estrelas em Búzios, fica pro ano que vem. Dou palavra e hei de cumprir. Dêem tempo ao tempo, as coisas mudam.

3 comentários:

MegMarques disse...

Adorei os presentinhos!
Então, ano que vem tem resort 5 estrelas?! OBA!!!

Anônimo disse...

Rubão, nosso encontro ontem foi completo.

Às vezes, também tenho a sensação de que deveria retribuir mais. Não só pra mãe, mas pra todos vcs. Eu sei que posso. Você garante Búzios e eu garanto outro lugar, ok?

De qualquer forma, a gente sabe o que realmente vale. E isso houve de sobra ontem!

Boa semana!

Anônimo disse...

Rubens,

Ontem, assim que li o seu texto "Mater Day", postei um comentário e hoje Nanda me disse que o comentário não foi enviado. Fiquei surpresa e vou tentar redigí-lo novamente.

Foi um domingo abençoado.
Sou a mãe mais feliz do mundo, Deus me presenteou com três filhos que são a razão do meu viver.
O meu maior presente, filho, é vê-los sempre unidos e solidários.

Obrigada pelo almoço.

No próximo ano, estaremos no resort 5 estrelas em Búzios...

Valeu!!!

Bjão!