quinta-feira, 14 de maio de 2009

Eventualidades

Minha biografia é uma rotina de supetões. 

Já sabemos a data e local de partida, mas não sabemos ainda onde quedarmos. Não tenho a confirmação das minhas férias, sequer do pagamento destas ou daquelas vencidas. E, sobretudo, não tenho a segurança de manter-me empregado até lá (não há pescoço proletário que a foice dessa crise não corteje). 

Porém, nem tudo são imprevidências. Eis que adquiri um pequeno Guia de Espanhol para Viagens para tartamudear com nossos irmãos de continente. Aí, descobri, admirado, que o guia se preocupa comigo! Ele é mais precavido do que minha mãe poderia imaginar.

Desde já, o venerável guia me prepara para possibilidades sinistras. Claro, ninguém que vá viajar quer que as coisas deem errado. Mas o acaso tem seus caprichos. E o homem prudente não pode contar apenas com a própria sorte, precisa saber se comportar dignamente em momentos que exigem sua energia e presença de espírito. 

Portanto, já me vejo em algum ponto remoto de Buenos Aires hablando :

- Eu tinha reservado um quarto duplo.
Habia reservado una habitación doble.

- O número de meu quarto é 205.
El número de mi habitación es el doscientos e cinco.

- Pedi um quarto com banheiro.
Pedi una habitación com baño.

-Isto estava quebrado quando chegamos.
Esto estava roto cuando llegamos.

 - O televisor não está funcionando.
El televisor no funciona.

- Não há papel higiêncio no banheiro.
No hay papel higiénico en el cuarto de baño.

- Há uma goteira no telhado.
Hay una gotera en el tejado.

- Não se consegue abrir a janela.
No se puede abrir la ventana.

- Não há água quente.
No hay agua caliente.

- A tomada do banheiro não funciona.
El enchufe del cuarto de baño no funciona.

- Foi pilantragem!
Ha sido una putada!

- Conta essa pra outro!
Cuéntaselo a tu abuela!

- Pode me recomendar outro hotel?
Puede recomendarme otro hotel?

5 comentários:

MegMarques disse...

hahahahaha, toc toc toc na madeira!

Tina Lopes disse...

KKKKK, pior foi o livrinho do americano que nos visitou ano passado, ensinava a dar cantada, explicar que não é gay, cosistas assim.

Lolló disse...

Deusolivre, espero que não precise usar nenhuma dessas frases! : )

K disse...

Na verdade , Rubão, até as eventualidades podem ser divertidas e se transformam em ótimas histórias na volta.

Dani BH disse...

Hahaha! Que piada!