segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os QUESLAS

Vendo os personagens do Sacha Cohen, o comediante judeu inglês que faz Borat e outros, penso nessa figura universal presente em todas as culturas, tempos e países: o Quem Se Leva A Sério.

Você o conhece. É quem costuma fazer a festa dos gozadores e bem-humorados. Quem Se Leva A Sério acha que o ridículo é a humilhação suprema. Verissimo desconfiava de que só é livre, livre mesmo, é quem não tem medo do ridículo.

Eu não aprecio muito quem se leva a sério. Porém, não dá pra negar, eles nos divertem bastante. Rimos com as suas úlceras. Sem eles, o que seria dos comediantes? O problema dos QUESLAS é quando eles levam sua aversão do auto-humor e pânico do ridículo a níveis extremos ou as combinam com medo, ressentimento, ignorância. A mistura pode ser perigosa e explosiva.

Sou da turma “Faça humor, não faça a guerra”, mas não consigo deixar de pensar naquele cara de Beleza Americana que mata o Kevin Spacey; e em alguns profissionais de marketing que dia a dia a gente vê por aí coalhando as empresas. São assustadores, assim como sua superioridade numérica.

Cada vez mais, tenho o sentimento de que o humor está numa batalha de morte contra os QUESLAS. E vem perdendo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que eu era uma "Queslas". :-P
Agora, "tô chutando o balde", pq, se não, a úlcera realmente toma conta da gente! Boa semana! Vê se aparece! Ah! Depois me fala o que vc tá pensando pro Natal.

ericog.alves disse...

He, he, he!!!! Será que sou um deles? Bem, vcs riem bastante de mim. Mas se for também... piiiiiiiiiiiii!!!
Abraço.