quinta-feira, 11 de março de 2010

Torcedor

Vez em quando me dá vontade de virar a casaca e torcer pra outro time. Não tenho compromisso com a burrice.

Gosto de bom futebol. Destemido, com toque de bola, jogado pra frente. E a cultura imbecilóide que se posta sobre o Atlético Mineiro como uma auréola, desde sempre, e infelizmente, é a de que “tem que ter raça”. Raça, raça, raça.

Tudo bem, sem elán não chupa nem um Chicabon. Mas pergunto: e o bom futebol? Não conta?

Essa mentalidade deturpada impregna e perpassa tudo – torcida, jogadores, dirigentes. E é em boa parte a responsável por essa draga em que o Galo está há décadas. Se o clube, o dístico e tudo o mais que o representa não mudar radicalmente a cultura – abandonar a valorização do futebol brucutu, do futebol de “machos”, para valorizar o futebol bonito, que eventualmente o levará às vitórias - não haverá solução. Pobre Galo. Sempre entre a tragédia e a chacota. Não é por acaso que quase ninguém o respeita.

Mas, se fosse mesmo virar a folha – comportamento condenado por nossos pares – aonde miraria minha simpatia?

Cruzeiro, não posso. Sem contar que é muito melhor tê-lo como rival, um rival de respeito.

Corinthians e Palmeiras, nunca. Antipatia plena.

Botafogo. Tremenda simpatia, o time de Mané. Mas muito parecido com o Galo nas patetadas.

Fluminense. Muito aristocrático.

São Paulo. Joga pra frente, mas – hum – não...

Flamengo. Jamé.

Os do sul. Uma identificação muito distante.

Santos. Opa. Também é alvinegro, tem tradição do melhor futebol brasileiro, meteu 10 a zero ontem... Taí, Peixe.

Mas, ai de mim. E seu eu começar a torcer pro Santos e ele começar a jogar mal?


Vou ficar com o Galo. Só mais um pouquinho.

5 comentários:

MegMarques disse...

E o meu glorioso América?
ÚNICO DECACAMPEÂO!!!!

K disse...

Como entende de futebol essa mulher !

K disse...

Putz, que vergonha !!! Estou tão acostumada a acessar os dois blogs e como ambos têm o mesmo layout, acabei achando que estava no Mesa de Bar !!!
Sorry...desolée...scusa...
gonennasai...

Helê disse...

Pô, Rubão!
Flamenguista que sou, só posso te dizer: não sabes o que está perdendo!...
Aquele Abraço.

Rubão disse...

Amore, a Kombi do América já deve estar lotada.

K, desenkana. E, tadinha, Meg tem que suportar muito futebol em meu convívio.

Concordo totalmente, Helê. E tanto sei o que ando perdendo que se tem uma coisa que atleticano como eu não faz é discutir futebol com flamenguista.

Bjs do futuro santista,

r