terça-feira, 16 de março de 2010

Marujo

Saiba, ó Príncipe:

Parti tal qual grumete de primeira jornada, singrando mares desconhecidos, esfregando o convés por onde maravilhosamente passam as pegadas da capitã Meg Marques, e cada vez mais desejoso de aprender tudo sobre navegação antes que se aproxime a aguardada manhã em que do alto do mastro gritarão "Cesárea à vista!"; conhecimentos singularmente úteis, da leitura da bússola emocional da gestante aos manhosos manejos que me habilitarão a desatar os nós de marinheiro da paternidade.

As velas estavam a todo vento: a viagem já havia começado há mais de cinco semanas. Embora misteriosamente não possa precisar com exatidão a data de minha partida, o fato é que agora rumávamos ao destino inexorável, e não havia mais nenhuma maneira de voltarmos. A venturosa capitã comandava a nau com o leme firme em suas mãos, o olhar estreito e fixo naquele horizonte, para mim imperscrutável, como se já houvera velejado por estes céus e estas águas há mais de um par de translações.

Eu ocultava a apreensão em meu coração tentando pôr a bravura no rosto, e agarrava e espremia o esfregão com tal força como se me acreditasse capaz de rasgar o assoalho de nossa nau. Coragem, eu sempre demonstrei em qualquer empresa; mas tolo é o homem que desdenha do perigo das grandes travessias.

Nesse ponto, ó Príncipe, interrompeu a memória deste pobre marujo um emérito trovador da terra de minha capitã:

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!

E mais:

Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas foi nele que espelhou o céu.

Tranquilizaram-me por ora a sabedoria de tais palavras, insuflando alentado ânimo ao espírito e vigor necessário para o embalo do nosso fado - já que ninguém mais ignora, ó Alteza, que há, em meio à denodada tripulação, um bebê a bordo.




8 comentários:

Bruno disse...

Ehh... Mais um, mais um. Parabens! Estou na maternidade, o de Flávia nasce agora. Abs

MegMarques disse...

Genial, amore!!!

Tina Lopes disse...

Adorei.

Rubão disse...

Valeu, Brunim!!
Valeu, Tina!
Oh, Captain! My Captain!

Nanda disse...

Sensações inéditas neste ano... Devem ser as melhores que existem. Parabéns, Rubão e Meg!!!

Tia Nanda vai entrar em ação em dose dupla! Imaginem minhas sessões de fotos agora!!! Haha. Tenham paciência comigo. Vai ser impossível não fazer um tantão de clics.

E os nomes, hein? Rubeg e Megão.

Saúde, felicidade e bênçãos!!!

K disse...

E eu que estava aqui me roendo de curiosidade quanto ao nome do herdeiro...

Rubão disse...

Nanda, obrigado pelo presente! E, K, tamos ainda pensando nas alternativas... o certo é que vai ter nome duplo.

Bjs

Sâmia disse...

Rubão, parabéns!!! Legal demais!! Bjos!