segunda-feira, 31 de maio de 2010

Martelo e bigorna

Sou redator, mas escrevo errado toda hora. Não entendo, não gosto da gramática da língua. A gramática é um arquipélago de regras cercado de exceções por todos de todos os lados. Pra quem não tem memória de elefante, é exasperante.

Como dizia, escrevo de forma errada. Por pressa, negligência, ou, nenhum problema em admitir, por desconhecimento mesmo.

De maneira que procedo com parcimônia em apontar o deslize alheio, naqueles raros picos de certeza que a vastidão da minha ignorância não alcança. Por outro lado, sempre gosto que me corrijam - acredito que me prestam um favor, até uma caridade muito bem-vinda. A escrita, seja lá de quê, é o martelo e a bigorna da minha profissão.

2 comentários:

Helê disse...

Boêmio, pra mim, quem melhor falou sobre essa relação foi Meu Rei, Veríssimo, num texto clássico, "O gigolô das palavras": "A gramática precisa apanhar todo dia pra saber quem manda!"
Abração!

Rubão disse...

Ah, eu adoro essa tamém, Helê. Ela sempre me vem à cabeça nessas horas. Ah, e o que disseste no blog sobre a gente é vice-versa, ouviste?

Abraços
r