segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Parei

Ou, pelo menos, tentarei controlar a ansiedade de comprar um imóvel.

Conversando esta manhã com um corretor experiente, percebi que é praticamente inútil pensar em fazer propostas sem dinheiro na mão. E, dindin na mão, só com a venda da mansão do Nova Granada.

De maneira que minha preocupação primeira deve ser concentrar esforços para vender o cafofo. Na venda, ainda dizem que há uma burocracia, de 60 dias (mais ou menos) para receber a bolada (provavelmente financiada).

Quando esse dia chegar, os imóveis que hoje me interessam certamente já estarão vendidos. Outros estarão disponíveis. Então, é contraproducente se estressar, seja para comprar um lote ou um apê.

O que assusta, comentei com o sujeito, é constatar a valorização dos imóveis em 10% em apenas duas semanas. Impávido, disse que é assim mesmo. Sombrio, vaticinou: em janeiro, será ainda pior.

Ora, nessa selva imobinflacionária, eu vou tratar de ficar velhaco e esperar. Agora só tiro o zape depois de arrancar o sete de copas.

2 comentários:

Tina Lopes disse...

Quando compramos minha casa, os documentos tavam encrencados (coisa dos ex-donos velhinhos) e precisamos esperar um tempão. Daí vendemos primeiro o apê e tivemos que mudar pra casa da minha mãe. A mobília toda foi enviada pra casa nova, que ainda não era nossa, porque não tínhamos aonde colocar tudo! Foi um drama. Porque se a venda não desse certo, imagina. Mas foi a segunda casa que vimos - o que contraria tua tese. Porque casa é muito difícil de vender, ainda mais não sendo em condomínio. Então é bom controlar a ansiedade mas também é bom ficar de olho nas oportunidades. Vc pode achar um bom negócio e fazer um pré-acordo com o dono atual do imóvel. Tem gente que prefere isso a ter que baixar o preço todo mês. Saca? Vou continuar dando pitacos, hein, me segura!

Rubão disse...

Pitacos necessários, mais do que bem-vindos.

Gracias, Tina!