terça-feira, 24 de novembro de 2009

Leitura adolescente

Estou preenchendo aos poucos os vazios da minha bagagem literária infanto-juvenil.

Bom, livro é livro. Por pior que seja a viagem, da experiência da leitura sempre se extrai algo de bom. Razão, cá pra mim, porque coleção Vaga-lume não conta: tem seu valor, mas é muamba que ficou retida na alfândega das boas memórias.

Comecei este ano, cativo da Ilha de Monte Cristo. Depois, dividi radinho de pilha com Robinson Crusoé. E, embora este não seja um clássico e sim um lançamento contemporâneo, acompanhei a história da matemática pelo Teorema do Papagaio.

De onde se fica sabendo que Platão disse coisas assim: “Os matemáticos são como criadores de passarinhos no interior de um viveiro, tentando apanhar com as mãos diversos passarinhos de cores vivas”.

A jornada é longa, mas não tenho pressa. Só passeio quando quero. Mais dia, menos dia, calço a meia com dedão furado de Twist e vou caminhar. Ou navegar, mastigando capim com o gume do Mississipi nos olhos, ou mais além, por que não, desenterrar outros tesouros entre desafios mais ou menos liliputianos.

Noto que meu desejo andarilho só leva livros antigos na mochila. Nada contra Harry Potter, Crepúsculo, etc. Pelo contrário: talvez ainda não tenha atingido a idade suficiente para lê-los.

4 comentários:

Tina Lopes disse...

Tom Sawyer e Huckleberry Finn!

Anônimo disse...

Sugestões: Julio Verne (Viagem ao Centro da Terra e 20 Mil Léguas Submarinas).
A.None Moh

MegMarques disse...

A Tina tirou as palavras do meu teclado! Mark Twain é das coisas mais deliciosas de que a minha infância se lembra!

Mas Swift não é pra crianças, leitura pesada e chatinha.

Verne também é outro que devorei com gosto!

Se ainda se encontrarem nas livrarias os livros da Enid Blyton não deixe passar batido. São ótimos!

Rubão disse...

Gracias, queridos, pelas dicas.