segunda-feira, 6 de junho de 2011

Impressões P&B (Práticas & Breves) da Itália

- Pensar na malha ferroviária do país (onde parece existir uma estação em cada povoado) e no metrô de Roma (que só tem duas linhas) deprime. Especialmente para quem é de Belo Horizonte.

- Comprovado: Pisa é administrada pela BHTrans.

- Após estes dias de retorno ao Brasil, vem depurando em mim a convicção de que, fosse preciso apontar apenas uma cidade italiana para revisitar, não hesitaria em cravar Veneza como a escolhida.

- O Trastevere, bairro boêmio de Roma, me induz a uma cilada, a querer ser peremptório: é o bairro mais descontraído, cativante e charmoso do mundo. Superando até o Buritis e qualquer um de Nova Iorque, Londres ou Paris.

- Não gostei de Siena tanto assim. Entre as cidades medievais, me parecem muito mais atraentes as menores, como San Gimignano e Monteriggione. Duas pequenas jóias.

- Cinque Terre (aliás, Cinque Terre só não, toda a Itália): não há fotografias que lhe fazem justiça. Vindo do trem de La Spezia, sair do túnel escuro e dar de cara com aquele marzão da Ligúria pela primeira vez é um acontecimento.

- Pádua é muito bacaninha e não há lá aquela balbúrdia de turistas. O que permite ao estrangeiro apreciar, com maior nitidez, o tranquilo fim de tarde de uma típica cidade do interior da Itália.

- Roma é Roma, e vice et versa. Fim de papo. Caput mundi.

- De certa forma, Buenos Aires no ano passado foi uma avant premiere da Itália; penso nisso sobretudo à mesa, no coberto, na ortodoxia do primeiro prato (majoritariamente carboidrático) e segundo prato (predominantemente proteína).

- A grandiosidade e o nível de preciosismo nos detalhes dos monumentos, palácios, praças, museus, obras destes museus, igrejas... é estupendo. Dá pra dedicar uma vida inteira estudando apenas a capela de uma basílica ou um salão de um museu. Itália, península de superlativos.

- Premeditei o roteiro da viagem; Meg está descrevendo a viagem como ocorreu. Quem quiser, vá lá conferir no namesadeumbar.

PS: melhor frase da viagem. Entro na loja da Ferrari e digo todo animado pro vendedor "Buonasera, Io sono brasiliano", ao que ele responde "Va bene, não é culpa sua".

4 comentários:

Helê disse...

Hahahahahahaha, adorei esse vendedor! Isso é que é humor, aquele que te faz rir mesmo quando você é o "alvo".

Rubão disse...

De acordo, Helê. Vi logo que o bicho era dos meus.

Mas não comprei nada - muito caro. Nada de mais na store, preço alto só porque tinha a logo da Ferrari.

Anônimo disse...

ZéRubens,
gosto de trens. Sou apologista de uma grande malha ferroviária no Brasil, enquanto na década de 60 o pouco que existia foi sucateado. Mas, só para comparar, veja as áreas de Italia e Brasil: 301.312m2contra 8.514.876m2 (dados do google). É no que dá querer ser gigante enquanto dirigidos por anões.
A.None Moh

Sua tia disse...

Bao, tenho que concordar que Venice e o lugar pra se visitar na Italia. Tive oportunidade de visita-la anos atras. O que me impressionou foi a falta de carro. Interessante existir uma cidade onde nao ha carros. Que tranquilidade. E tambem concordo, fotos nao fazem justica da beleza da Europa. Congratulations on getting married. Fico feliz por voces. Tia Claudia.