domingo, 17 de abril de 2011

Roteiro - Parte III


Pádua - 17/5

Espero deixarmos Veneza por trem. Nosso hotel, convenientemente, é ao lado da estação ferroviária.

O hotel, pertim da estação

Uma viagem rápida, ao que consta. E a qual dedicaremos somente um dia.

Na Padova dos italianos, já reservamos nossa entrada para conhecer a Capela Degli Scrovegni, onde estão afrescos de mais 700 anos do Giotto, o tal que consideram ser um dos precursores da arte renascentista. Depois, descobriremos que emoção desperta a visita ao Palazzo della Ragione.


Capela Degli Scrovegni: não posso definir aquele azul



Um salão de 80 m2 no Pallazo Ragione

Depois, vamos acender uma vela pro santo português na Basílica, e percorrer ali pertinho, a circunferência da Prato della Vale, que dizem ser a maior da Europa, com 90 mil m2.

Basílica de Sto Antônio de Pádua, "Il Santo"

Do centro deste círculo, 78 estátuas vos contemplam

Momento cultural: Prato = Campo.
Sob o Império Romano, a Prato della Valle era chamada de Campo de Marte.

O resto é agenda livre. Há atrações como o Palazzo del Bo, da universidade que é das mais antigas do mundo, onde Copérnico e Galileu deram aula. As coleções arqueológicas do Museu Eremitani. O observatório astronômico La Specola - onde poderíamos especular importantes questões científicas, tipo, onde jantar. E o aristocrático Café Pedrocchi, aberto há mais de 200 anos, visita certa graças ao Padova Card que já adquirimos. Então, se desejarmos, é só verificar que lugares ou programas estarão disponíveis não só em horário, mas também em relação à nossa disposição.

Como dizem que o Café Pedrochi sempre foi reduto de artistas, estaremos em casa

O que sei é que, na manhã do dia 18, deixamos o Vêneto e seguimos viagem a bordo do trem rumo à Toscana. Consegui reservar os bilhetes pelo site da Trenitalia (dizem que às vezes o sistema funciona, outras não) com a promoção MINI - o que seria mais de 80 euros, pra duas pessoas, caiu para 50 e poucos. Bão tamém.

Próxima parada: Firenze. Infelizmente, o espaguete em Bologna vai ficar para a próxima.

2 comentários:

Leo disse...

Esqueci de comentar no post sobre Veneza. É fundamental em sua visita o encontro com a sumidade moral e intelectual brasileira que reside por lá. Pergunte pelas ruas, qualquer um há de saber onde encontrá-lo, importante que ele é.

MegMarques disse...

Quem?