quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lembrancinha

Ao longo da história, igrejas católicas foram construídas sobre templos e locais sagrados que eram dedicados à adoração de divindades pagãs.

Assim na terra como no céu: o calendário também foi afetado. Datas importantes para o paganismo foram substituídas pelo poderio de Roma, interessada em estabelecer sua prevalência ou supremacia sobre os cultos panteístas.

Natal - por exemplo. Como ninguém pode precisar ao certo quando Jota Cristo nasceu, algumas leituras trazem a informação de que a compreensão do Natal em 25 de dezembro, em comemoração ao nascimento do Filho do Homem, veio a substituir um antigo culto ao solstício de inverno - um decreto do Imperador Constantino.

Isso lá pelo século IV, anos de avanço e consolidação do catolicismo na Europa.

Segundo e seguindo antigos costumes, diferentes nações pagãs celebravam o deus-Sol no dia de menor duração no hemisfério norte; cada uma tinha uma divindade e uma festa para a ocasião (Rá, Apolo, Mitra etc); era o início do inverno, e todos queriam sobreviver a ele para chegarem inteiros à primavera. Era a festividade conhecida, no Império Romano, como Natalis Solis Invicti: O nascimento do sol invencível.

Como todos sabemos, São Nicolau foi figura histórica. Já Papai Noel, como hoje o conhecemos no ocidente, é uma invenção do marketing da Coca-Cola, apropriando-se da propaganda do final do século 19 e começo do século 20.

Repare, não; é só uma lembrancinha de cultura porventura inútil e talvez apócrifa. Feliz Natal pra você.

2 comentários:

nanda disse...

Rubão, Meg e meninas, um Natal bem FELIZ pra vcs! Que 2012 seja um ano de muita saúde e alegrias! Abraços!!!

K disse...

Ah, Rubão , eu acredito em Papai Noel