sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dois toques e um tique (nervoso)


- "Se não houver uma resposta conjunta à crise, o mundo terá que enfrentar uma situação semelhante a dos anos 30, que antecedeu a Segunda Guerra Mundial. Nem economias avançadas, nem mercados emergentes, nem países de rendimento médio serão imunes à crise que vemos crescer. O risco que está em cima da mesa é o da recessão aumentando o isolacionismo e o proteccionismo. Isto é exatamente o que aconteceu nos anos 30 e o que se seguiu não foi algo que gostássemos de encarar outra vez."

(Cristiane Lagarde, diretora-geral FMI, em pronunciamento nesta 5ª feira, nos EUA)
Excerto do portal CartaMaior.



- Uma retirada sem glória nem honra*

Depois disso, nos últimos nove anos, a ocupação norte-americana causou a morte de mais de 100 mil civis, 20 milsoldados iraquianos e 4.800 militares invasores, dos quais 4.500 ianques. Milhares e milhares de cidadãos iraquianos ficaram feridos, bem como soldados invasores, a maioria deles mutilados. As cidades foram arrasadas — mas se dividiram os poços de petróleo entre as empresas dos países que participaram da coligação militar invasora.
Artigo de hoje* do jornalista Mauro Santayana:



- Li que no ano de meu nascimento - 1975 - as tropas americanas foram retiradas do Vietnam. Aí pensei... e como perguntar não ofende... alguém se lembra de algum ano das últimas décadas em que os Estados Unidos não estivessem envolvidos em algum conflito em algum lugar no planeta?

Com as eleições presidenciais chegando, infelizmente é razoável supor que ano que vem tem mais.


Nenhum comentário: