sexta-feira, 11 de junho de 2010

Já sei

Descobri: grande parte das dificuldades que enfrento nessa vida é porque, tentando agir sensatamente, deduzo, por extensão, que os outros também o farão.

Santa ingenuidade, Batman. Big mistake. Eu tenho que prever é a insensatez. Tenho que contar com ela, que ela vai acontecer. Vou acertar, invariavelmente; e se eu contar com o mau senso alheio, antecipá-lo, cercá-lo em todas as suas possibilidades de manifestação, a vida será mais tranqüila, segura, plana.

Ponto positivo: só a experiência traz essa clarividência.

Anotação para um cuidado mental: daqui em diante, em toda empresa que me meter, em tudo o que me dispuser a fazer, preciso me vigiar constantemente para prevenir a insensatez antes que ela me atinja com toda a sua série de aborrecimentos.

É isso. Contar com a má-fé talvez seja a melhor maneira de evitá-la.

Nenhum comentário: