sexta-feira, 6 de maio de 2011

Roteiro - Parte VI


As vilas estão distantes umas das outras a poucos minutos por trem

Cinque Terre - 23 a 25/5


23 de maio, segunda:
Na minha previsão, será árduo acordar cedinho e deixar os confortos do Montaperti Hotel (se este entregar tudo o que promete, sou macaco velho). Mas será o que faremos, pois nosso destino está ao norte. Mais precisamente, na costa da Ligúria: Cinque Terre.

Pegamos estrada e, como no dia anterior, a paisagem da Toscana emoldura nossa brevíssima road trip. Pararemos nalgum lugar antes de chegar à Pisa? Uma escala em San Gimignano? Alguma vila típica, esquecida pelo circuito tradicional? Talvez. O concreto é que a devolução do carro deve se dar na cidade da torre inclinada, até as 16h, e a diária da pousada em Riomaggiore, a primeira das cinco terras de na perspectiva de quem vem das paragens mais meridionais, começa a correr por volta de 12h (acho).

É possível resistir à tentação de tirar a manjada foto segurando a torre?


Então, o negócio é não demorar muito em lugar nenhum. Depois de visitar o Campo dei Miracoli, espero que encontremos passagem na própria estação de Pisa, para chegar à vila por volta do lusco-fusco. E, principalmente, que a reserva que fiz online realmente funcione.

Para então descansarmos em um lugar assim:

Riomaggiore, nosso QG em Cinque




24 de maio, terça:

Até onde li, as Cinque Terre foram incluídas nos roteiros mais procurados pelos turistas há relativamente pouco tempo. São Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso Al Mare.




Corniglia, a única que não beija diretamente o mar


Monterosso al Mare: a única com praias que se assemelham a um balneário

Carro, na vila, não entra. O recomendado é andar de trem. Sacumé, estradinhas estreitas à beira do abismo. Entre as vilas, distantes umas das outras por poucos quilômetros, há também uma trilha chamada Via dell´Amore, frequentada por casais, famílias, andarilhos. Pretendo percorrer um trecho com Meguinha, mais especificamente, de Riomaggiore a Manarola. O resto, de vagão.
O circuito. Firenze e Pisa (fora do mapa) ficaram para trás, a leste.


A tal Via. Bom mesmo deve ser parar, sentar um pouco e fitar o marzão


Salvo engano, esta é Manarola


Ou seria esta? Enfim, dizem que o molho pesto genovese nasceu na região. Aqui deve ser o lugar da Itália onde o pesto é mais pesto.


E esta é Vernazza: seja onde for, pratos típicos com frutos do mar nos esperam

Cinque terre, um amontoado de casinhas coloridas cercadas por vinhedos centenários


25 de maio, quinta:
Embarcamos para a viagem que será a maior e mais extensa dentro da Itália. De trem, saindo da bucólica e medieval Riomaggiore, a Roma. Próximo capítulo: il finale.

2 comentários:

Leo disse...

Caraca, bicho. Que lugarezinhos mais pitorescos. Duca! Cinque Terre, taí.

Rubão disse...

Parece muito legal mesmo. Simbora!!!