quarta-feira, 30 de maio de 2012

sinusa brava

Sinusite brava, tosse macabra.
Noites maldormidas, trabalho em demasia.
O blog e o blogueiro, tal e qual, sofrem do mesmo mal.
Cheiro de mofo.



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Grátis: declaração


Por que gosto da Meg.

A gente gosta de conhecimento.

A gente tem bom humor e sabe rir de si.

A gente caga e anda pra carro – uma funcionalidade, jamais uma ostentação.

A gente é carinhosa.

A gente gosta de planta, quintal e jardim.

A gente gosta de viajar.

A gente admira a inteligência alheia.

A gente gosta de bicho.

A gente normalmente acha uó as mesmas coisas. E as coisas que discordamos – ainda bem que existem – são acessórias, nunca essenciais.

A gente aprecia o prazer da boa mesa, sem medo de experimentar o novo (e ela ainda come de boca boa tudo o que faço).

A gente quer um dia morar em uma casa.

A gente acha que mais vale ser feliz hoje e amanhã também.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Lady Códex

"A Livraria Quixote também já foi assaltada outras vezes: mais precisamente três, segundo Alencar Perdigão, dono da livraria. Na última, os bandidos arrombaram a porta de aço do estabelecimento e quebraram a de vidro. Eles levaram computador, garrafas de bebidas, aparelhos celulares e dinheiro – mas não tocaram nos livros. Alencar também reclama do pouco policiamento. “A rua fica vazia à noite e, depois das 19h, não tem policial por aqui”, reclama."


Notícia completa, aqui:http://www.nasavassi.com.br/bairro/em-uma-semana-ronaldo-fraga-e-livraria-quixote-sao-assaltadas-na-savassi/


E eu pensando na ironia. O que havia de mais valor deixaram para trás. Por essas e por outras que nunca tenho medo de deixar livro dentro do carro.


Se eu fosse ladrão, roubaria livros. E Meg também, suponho. Seríamos uma espécie de Bonnie e Clyde literários, pesadelo dos donos de livrarias e bibliotecas. 


Contudo, mesmo usando codinomes, seria fácil seguir nosso rastro. Inspetor da polícia civil e delegado na cena do crime:


- Eles atacaram novamente.
- Sim. Tudo leva a crer que se trata de mais um trabalho de Lady Códex e Kid Capa Dura. Veja - vários clássicos desapareceram dessas estantes.
- E a coleção de Paulo Coelho permanece intocada. 
- Não há dúvida, foram eles.


* * *
Se bem que, segundo registra a crônica familiar da minha patroa, o assalto de livros ocorre há tempos.


* * *


Falando em livros, preciso puxar o saco da minha queridíssima sogrinha. Agora não. Noutro momento, pois ainda trabalho - dentro da lei. 


Ainda. 

domingo, 13 de maio de 2012

Estraga-prazeres

Quando nas redes sociais vejo atleticanos vibrando, tirando sarro com torcedores rivais pela conquista do Campeonato Mineiro 2012, e o presidente do clube fala que a festa já está armada com trio elétrico (!) e que a massa vá às ruas, me sinto profundamente solitário. Profundamente solitário.

Deve ser uma estratégia traçada há anos, cumprida com sucesso risca a cada temporada. E, convenhamos.  Filosoficamente, não existe mal intrínseco em ser provinciano.

(Suspiro).




Gênio

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Entorpecido

Hoje, é mais que sabido. Paris me ama, Paris me quer, Paris me precisa.

No entanto, vejam vocês como são as coisas. Não se ignora que a beleza é fundamental, trovaria o poeta. Beleza põe a mesa, diriam os antigos. E, no que se refere à beleza, sabemos que Paris é caleidoscópica, opulenta, superior.

Aí é que está. Beleza demais também extenua.

Sim, porque, após tomar intermináveis choques estéticos e sinestésicos - em Paris não há beleza sem minúcia nem minúcia sem beleza - o amigo deve considerar a possibilidade de existir, nas entranhas do visitante incauto, uma certa nostalgia do simples, do comum, do trivial.

Aí, como acontece com quem come filé mignon todos os dias, bate uma saudade da carne moída.

Convenhamos, este é um mistério da condição humana. Verificável em qualquer época e lugar, mas que se acentua em Paris. De fato, nada parece ter escapado à obsessão de um povo que pingou gênio em todas as artes - música, arquitetura, literatura - e em todos os reinos - Vegetal, Animal, Mineral, Concreto e Abstrato ou, não duvide, Ectoplásmico. Aposto cabelos eriçados que até na categoria assombração a capital da França mostrar-se-á mais chique que as outras.

* * *


Place des Voges





Arcos da Place des Voges

Cometi essa longa digressão só para contar que, passeando na encantadoramente acolhedora Place de Voges, reputada como uma das belas da cidade das belas praças, fiquei desnorteado com as esculturas de uma galeria que se abriga nos arcos dos edifícios de entorno. Esculturas de Bruno Calatano, série "Os Viajantes", que agora compartilho com vocês. Esculpidas em tamanho natural, não se pareciam com nenhuma das dezenas de estátuas que havíamos visto até o momento. Eram diferentes, originais e instigantes. Surpreendentes.

Mas o mérito maior do artista, pra mim, foi outro: acordar uma vez mais o olhar que se acostumara, por virtude de uma cidade que deslumbra e entorpece, a ver a beleza como algo, assim, habitué.












Essaí dava pra ter lá em casa, hein, Meg? "Os viajantes".




terça-feira, 1 de maio de 2012

eureka

Nesse feriado prolongado, finalmente descobri o significado de tudo, o que devo fazer aqui na minha existência terrena, a vocação maior.

Vim nessa vida foi para ser aposentado. Na boa.